• Tatiane Cordeiro

Um pouco da história da psicanalise

A psicanalise nasceu em 1896, criada por Sigmund Freud, com intuito de nomear um método de terapêutico pela fala, utilizando um processo catártico e pautada na exploração do inconsciente. No seu início essa terapia era restrita e atendia a um grupo pequeno de pacientes psíquicos, que eram as pacientes histéricas.






O que ocasionou a técnica a se espalhar para o campo psíquico em geral é que o cerne da teoria é investigar o aparelho psíquico de forma a poder tratar outros problemas que não fossem somente de ordem histérica. Outro colaborador que atentou as diferenças e não as igualdades foi Jacques Lacan, abrindo as fronteiras da clínica de forma a garantir as experiências do particular



No campo da inserção do corpo na clínica o psicanalista Wilhelm Reich foi o pioneiro a inserir essa técnica terapêutica. Foi por meio de observações das naturezas que sua teoria foi sustentada. Inseriu os bloqueios musculares (causadores das doenças somáticas) aos bloqueios psíquicos (causadores das neuroses) da teoria apresentada por Freud.



O psicanalista que integrou o ocultismo a análise foi Carl Gustav Jung, que explorou a psique humana, por meio da natureza simbólica. Explorou áreas tangencias a ciência, incluindo filosofia oriental e ocidental, alquimia, astrologia e sociologia. Desenvolveu também a teoria de agrupamento das pessoas segundo as funções psicológicas: pensamento, sentimento, sensação ou intuição.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em que o Reiki irá apoiá-lo

Muitos recorrem ao Reiki complementando as vias tradicionais de tratamento, como medicina, nutrição, tratamento quiroprático ou psicoterapia. Esteja você experimentando ou não o Reiki é importante sab