• Tatiane Cordeiro

Reiki no sistema de saúde: um estudo no Brasil


Em 2021, a Revista Brasileira de Enfermagem publicou o estudo “ Terapia de Reiki no Sistema Único de Saúde: significados e experiências na atenção integral à saúde ”. A pesquisa qualitativa teve como objetivo explorar a aplicação da técnica Reiki no Sistema Único de Saúde do Brasil.



A situação das técnicas complementares no Brasil

O Brasil pode elencar alguns avanços e desafios no processo de implantação das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS) desde a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) em 2006. Nesse caminho é possível observar o aumento da oferta dessas práticas, principalmente na atenção básica à saúde, com duas atualizações de políticas públicas - sendo 14 práticas em 2017 e mais 10 em 2018 -, além do crescente consenso e aumento do número de estudos científicos sobre o tema.

Os tratamentos de Reiki começaram a ser oferecidos aos usuários do SUS em 2017. A questão posta pela seguinte pesquisa é: quais os significados da técnica Reiki vivenciados por usuários e operadores a partir de suas vivências no Serviço Nacional de Saúde?


A metodologia

Trata-se de um estudo qualitativo com base no referencial metodológico da narração oral temática. As entrevistas, realizadas por uma enfermeira e uma operadora de Reiki, foram gravadas e transcritas em 2018 para 12 usuários (que haviam recebido tratamentos de Reiki pelo menos 3 vezes) e 11 operadores de Reiki (com pelo menos 1 ano de experiência na prática de Reiki). O estudo foi realizado em 2 Centros de Prática Natural (NPCs) e em um hospital público da cidade de São Paulo (já acostumados a oferecer opções de tratamento de medicina tradicional e natural desde 2011). Com os terapeutas, as entrevistas exploraram os significados e benefícios do Reiki, bem como as motivações para atuar como praticante de Reiki na área do SUS. Com os usuários, eles exploraram os significados e benefícios dessa técnica. A análise temática das narrativas (também realizada com o apoio do software Atlas.ti) foi desenvolvida por dois pesquisadores e levou à identificação de duas categorias: experiência na aplicação e recepção do Reiki; e a importância da técnica de Reiki para usuários e praticantes.


Os resultados

Quanto à experiência com a técnica, a motivação para o uso do Reiki foi, para a maioria dos usuários entrevistados, a necessidade de superar algum estado de sofrimento físico e / ou mental específico.

O interesse por práticas naturais e não biomédicas motivou alguns usuários a buscar a técnica de Reiki. Em outras situações, a prescrição de Reiki por um profissional de saúde funcionou como um facilitador para acessar o Reiki.

As motivações para o uso do Reiki declaradas pelas operadoras estão ligadas ao voluntariado, ao desejo de ajudar outras pessoas, em troca da ajuda recebida como usuários dessa prática em contextos específicos de saúde-doença. Os benefícios destacados pelas operadoras e usuários estão relacionados principalmente ao equilíbrio emocional, como a vivência de tranquilidade e redução da ansiedade. Também são mencionados: melhora da insônia, maior bem-estar e qualidade de vida.

Quanto ao significado atribuído ao Reiki em geral, os usuários e operadores convergem com o da energia universal, força vital e espiritualidade. Alguns interpretam o Reiki como uma energia cósmica que pode ser trocada e que apoia, harmoniza e equilibra todas as formas de vida.

O Reiki tem se fortalecido muito como técnica nos sistemas públicos de saúde, mas a percepção de sua conexão com as crenças religiosas ainda é contraditória. Neste estudo, o Reiki é às vezes percebido como uma terapia complementar, às vezes como uma prática alternativa ao sistema formal de saúde. Em geral, a descrição do Reiki como uma prática integrativa está ausente.

Apesar do aumento de pesquisas por usuários dessa técnica e de seu reconhecimento como prática do SUS, parte de uma política pública de saúde, persistem contradições nos serviços de saúde, vinculadas à falta de credibilidade de alguns profissionais, sobre a qualidade, segurança e eficácia deste. prática, bem como em relação à escassa oferta de cursos de capacitação por parte da gestão, o que impacta na oferta da prática.


*Fonte: https://ilreiki.it/reiki-sistema-sanitario-nazionale-studio-brasile/

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em que o Reiki irá apoiá-lo

Muitos recorrem ao Reiki complementando as vias tradicionais de tratamento, como medicina, nutrição, tratamento quiroprático ou psicoterapia. Esteja você experimentando ou não o Reiki é importante sab