Como funciona o Reiki?


O Reiki é uma energia metafisica, que harmoniza a energia a nível psíquico e a nível corporal. É um sistema casual – sintônico. Casual, porque atinge de maneira inteligente as causas dos problemas e sintônico, pois para produzir os efeitos de harmonização e cura, é necessária a Iniciação, a qual só pode ser ministrada por um mestre de Reiki.


O toque em pessoas que conhecem seus problemas e distúrbios mentais está mais ligado a energia ou ao tratamento, já o toque vincula-se basicamente a psicologia e por isso apresenta algumas particularidades que a diferenciam é usado o tradicionalmente em ansiedade, depressão, desvitalização, autoconhecimento, inibições, desenvolvimento emocional primitivo, como comunicação não-verbal.

Os gestos que estão por trás do toque são tão antigos quanto a própria humanidade, pode-se constatar que atos institucionais humanos, como friccionar o corpo em local machucado, o ato de uma batidinha no ombro amigo para reconfortá-la ou o passar a mão na cabeça de alguém demonstrando carinho; para pensar a história do toque relaciona-se essa técnica as artes curativas a medicina nos diferentes períodos da história.



Assim, conforme Freud, seu corpo era um campo de força em ressonância com os processos de vida que envolve ponto nas tradições populares, o corpo mora em ação sobre o mundo, é uma parcela não separada do universo que lhe confere energia. Ele é um condensado do Cosmos. O tratamento consistia na busca de um equilíbrio que ao ser rompido, resultado em sintoma ou doença.


É interessante observar que, para os orientais, essa forma de pensar do homem ainda se mantém na atualidade. No século passado o corpo humano ao adquirir um estatuto ambivalente, oscilando entre valores positivos e negativos por um lado, enquanto doutrina de salvação, o cristianismo pressupõe a pureza do corpo.


Por trás dessa ideia de que o corpo guarda os registros da nossa história individual e através dele podendo acessa-las de forma sistematizada de toque com intuito de tornar consciente as memórias recalcadas.


É nesse sentido que a energia Reiki atua equilibrando e harmonizando o corpo a mente o espírito em si mesma em conjunto com o meio exterior expandindo a consciência clareando os pensamentos aguçando os sentidos liberando sentimentos.


O Reiki usa de maneira muito eficaz os dutos energéticos de ligação entre os membros do corpo que aparentemente não possuem ligação. Por exemplo, nas mãos estão localizados terminais nervosos extremamente sensíveis ligado ao cérebro por onde o sentido de fato se expressa de modo mais contundente o corpo como toda matéria ocupa espaço e ocupa não só espaço físico também como um espaço etéreo que pode definir uma zona de conforto em que pessoa se sente bem ou mal em relação a proximidade com o outro variando esse espaço de pessoa para pessoa.


Por ser uma técnica que envolve o tocar, muitas vezes as pessoas podem se constranger ao toque do terapeuta imaginando que será tocada em seu corpo. Todavia a imposição das mãos no Reiki não requer necessariamente que as mãos encostem no corpo bastando que elas estejam a uma certa distância para que a energia flua.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo